Formação Acólitos e Cerimoniários

Cerimoniário

Cerimoniário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cerimoniário é o ministro, ordenado ou não, responsável pela organização das celebrações litúrgicas, entre elas a missa, na Igreja Católica. Para tal pode haver um, dois ou mesmo uma equipe de cerimoniários, sendo um deles o cerimoniário-mor e os demais cuidam de partes específicas da celebração. Não existe nenhuma necessidade de o cerimoniário, estar em preparação para o sacramento da ordem.

Funções

São funções do cerimoniário organizar as procissões sejam elas de entrada de saída, ou ainda procissões externas à Igreja. Também por e depor as insígnias episcopais(báculo e mitra), bem como o solidéu. Também segurar a casula do sacerdote celebrante nas incensações do altar, das oblatas, da cruz, círio pascal e imagens, caso não haja diáconos na celebração. É também dever do cerimoniário organizar coroinhas e acólitos. Durante a procissão do sanctus em direção ao altar, conduz o turiferário, o naveteiro e os ceriferários. E organiza-os de modo que o turiferário fique em 1º na fila ao lado do naveteiro. Atras a cruz e dos lados os ceroferários.

Veste

O cerimonial dos bispos recomenda que o cerimoniário vista-se com batina e sobrepeliz. Para os cerimoniários que possuam o título de Prelado de Honra de Sua Santidade batina episcopal violácea, para os demais batina preta. Para todos faixa e clergyman.

Cerimoniário Pontifício

O cerimoniário pontifício do papa João Paulo II era Dom Piero Marini, atualmente o cargo é ocupado por Mons Guido Marini

Anúncios

3 Comentários »

  1. Achei muito bom essa sait me ajudou muito a dar formação para cerimonirios,aqui na comunidade de são roque no bairro de araçoiabinha na cidade de araçoiaba da serra localizada no estade de sp
    obrigada por me ajudar facilmente ao preparar as minhas formação.
    fico grata

    deus os abemçoe muito

    Comentário por daiane caroline | 25 de julho de 2009 | Responder

    • Que bom que gostou seja bem vinda e os assuntos que não estiver aki, e so me pedir que posto ou tiro as suas duvidas

      Comentário por filipeconstancio | 25 de julho de 2009 | Responder

  2. oi boa tarde

    gostaria de primeiro parabenizalo pelo belissimo artigo aque postado, gostaria de solicitalo tanbem ajuda com formaçao para cerimoniario, pois estou com a missao de forma um gripo de 30 jovens nessa funçao liturgica, todo o material que puder mem enviar sera de muita ajuda, muito obrigado pela atençao, um grande abraço….

    Comentário por Felipe Rodrigues gomes campelo | 1 de novembro de 2009 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: